2006-09-11

2º Semana de Aulas no ccGym


Chegámos à 2ª semana de treinos de KRAV MAGA no ccGym

Sendo assim o ritmo teve de aumentar... Os exercicios que fizemos na passada semana sobre transições entre distâncias, voltámos a executá-los, desde a distância média até ao solo. Apesar de já termos 3 aulas em cima, nota-se que neste tipo de exercicios, ainda há muito que trabalhar. É importante possuir, em termos técnicos, uma maior fluidez entre as distâncias. Os praticantes deverão "naturalmente" entrar e sair das diversas distâncias, deslocarem-se em todas as direcções e principalmente adaptarem-se à movimentação do "adversário", mantendo no entanto o objectivo traçado. Nesta fase ainda trabalhámos um a defender e outro a atacar.

A parte mais técnica da aula foi preenchida com o estudo das defesas/saídas contra Estrangulamentos por Trás. Nota-se já alguma desenvoltura nas técnicas, mas como diz o ditado "depressa e bem, não há quem" e é verdade. A rapidez é inimiga da perfeição e apesar de o KRAV MAGA pretender ensinar um pessoa a defender-se, torna-se importante numa segunda fase, trabalhar o aspecto técnico, pois só assim se obtém a máxima eficácia desejada.

"Sou uma pessoa muito chata na altura das correcções técnicas. As minhas correcções são progressivas, ou seja, num aluno/a mais novo vou preocupar-me a corrigir os aspectos gerais da técnica e principalmente procurar que ele/a perceba a técnica e como ela funciona. Nos alunos/as com mais experiência começo então a corrigir os pequenos promenores, a postura, movimentação, intenção, etc. Sou por natureza uma pessoa bastante exigente com os promenores, pois só uma boa base técnica permitirá uma boa e rápida evolução" (Paulo Oliveira)

Muito suor foi libertado durante a aula, o que denotou um bom empenhamento durante os exercicios/técnicas. O empenhamento é um aspecto importântissimo em toda a nossa vida, só assim poderemos atingir o que queremos e nas Artes Marciais ainda se torna mais importante. Como diz um velho ditado japonês "sangra no dojo, ri-te na batalha".

Até ao próximo post,
Paulo Oliveira

1 comentário:

LoiS disse...

Espero ter ritmo para acompanhar logo no meu reinicio de treinos, tão intensas sessões. É que se trata do meu regresso após mais de um ano de interregno. E é claro, "depressa e bem, não há quem".

Abraços e mais uma vez, até amanhã Paulo

LoiS