2006-09-12

2ª Semana de treinos no LF Gym


Entrámos na segunda semana de treinos aqui em Carnide


Como vem sendo norma, o que apresentei no ccGym, ontem, fiz hoje no LF Gym.

Voltámos aos nossos exercicios de transições. Não deixo de frisar a importância destes exercicios para a melhoria em termos técnicos, mentais, controlo de stress, etc. É claro que o KRAV MAGA não se baseia só neste tipo de treinos, mas torna-se fundamental no conto global da aprendizagem. É necessário que os alunos percebam que não é "facil" defendermo-nos numa luta, e que devemos usar todas as "armas" ao nosso alcance para escapar. Aqui não se trata de quem "fica por cima" ou quem "ganha", aqui trata-se de sobrevivência, daí avisar que quando o defensor, no caso de ir ao solo, passar para cima do adversário, tem de "fugir" e não ficar lá a "bater" ou tentar "finalizar", não é esse o objectivo. Criar uma "lógica" nas acções é o que pretendo com estes exercicios.

"Quando ficamos de costas no chão, devemos batalhar para sair de lá o mais depressa possivel. Devemos usar tudo ao nosso alcance, mesmo o menos convencional, como por exemplo morder. E assim que tenhamos uma hipótese, escapar, fugir, deixar o atacante para trás. Se depois de uma agressão, chegamos a casa ilesos, então cumprimos com o objectivo. Na rua não existem árbitros, nem vencedores e vencidos, apenas agressores e vítimas." (Paulo Oliveira)

Revimos os Estrangulamentos por Trás e as suas defesas/saídas. Mais uma vez, o aspecto técnico foi "batalhado" quase à exaustão. A postura corporal, os passos, o controlo do adversário em todos os momentos, foram aspectos frisados durante a aula.

"Não interessa ensinar muitas técnicas diferentes aos alunos quando estes não sabem o básico. É claro que a constante repetição torna-se aborrecida, mas é de extrema importância por forma a criar automatismos mentais e físicos, e a aprumar a técnica. Só com uma boa técnica podemos aumentar a eficácia da mesma, e como o KRAV MAGA baseia-se na protecção da nossa integridade física e psicológica, e a de terceiros, é bom que quando aplicadas, as técnicas sejam eficazes ou corremos o risco de não sair em bom estado de um confronto/agressão." (Paulo Oliveira)

Finalizámos com os alongamentos da "praxe" e um "até Quinta"...

Até ao próximo post,

Paulo Oliveira

Sem comentários: