2006-09-05

Aula de Apresentação no Sporting Clube de Portugal



Finalmente o KRAV MAGA volta ao Sporting Clube de Portugal, desta vez comigo como responsável técnico.

Foi com grande apreço que aceitei, ainda na época passada, o convite do Sr. António Maia para começar a dar aulas de KRAV MAGA no Sporting, não só pelo estatuto que o Clube tem, pelas condições que oferece a Instrutores e alunos como também o facto de nos seus quadros terem alguns dos mais respeitados e reconhecidos treinadores, nas mais diversas modalidades. Por isso foi com enorme satisfação que aceitei este novo "desafio". Bem sei que, por tudo o que acima enumerei, os alunos da classe de KRAV MAGA do Sporting serão exigentes, mas irei trabalhar para mostrar que podem contar comigo, como tem sido meu apanágio durante todos os meus anos de ensino.

Como combinado, decidi começar a época com uma aula de apresentação. O objectivo desta aula aberta ao público foi mostrar as potencialidades do KRAV MAGA, como Arte Marcial de Defesa Pessoal, apresentar-me e mostrar o meu método de ensino e, devido à presença de alguns dos meus alunos de outras classes, mostrar o nível que se pode atingir com uma época de prática.

Apesar de a aula ser "aberta ao público" poucos foram os que apareceram para participar. Curiosamente estavam mais pessoas a assistir à aula do que a "fazê-la". Penso que o desconhecimento da Arte em si, fez com que os interessados ficassem a ver em vez de a fazer. Mas foi com o intuito de dar a conhecer o KRAV MAGA que esta aula foi realizada e penso ter cumprido com os objectivos.

"Quando me perguntam se podem assistir às aulas, eu digo sempre que sim, mas considero ser mais útil participar na aula do que apenas vê-la, e este pensamento tem uma razão de ser. Muitas vezes vemos algo que gostamos, compramos e depois ficamos desiludidos quando o vamos usar. Aqui sigo também a máxima de "experimentar para depois comprar". Só experimentando é que uma pessoa saberá se algo é indicado ou não para si. Experimente sempre, faça perguntas, procure saber quem são as pessoas envolvidas, não tenha vergonha, pois tudo o que tenha a ver com a nossa Segurança ou a de terceiros, não deve ser encarada na brincadeira nem de ânimo leve." (Paulo Oliveira)

Após a minha apresentação e uma rápida explicação do que é o KRAV MAGA, passámos para a parte prática.

Começámos por ver a posição de guarda, o porquê desta posição, os directos a partir da posição de guarda, o pormenor do braço se mover primeiro e o corpo depois, ao contrário das Artes Marciais Tradicionais, directos seguidos com a mão da frente e de trás, mostrando o pormenor da rotação do corpo.

Em seguida passámos para uma técnica básica de defesa contra Estrangulamentos Frontais. Depois mostrei outras possibilidades de defesa contra o mesmo ataque. Mostrei que os movimentos de defesa são mais naturais do que possam parecer à primeira vista.

A técnica que vimos em seguida foi uma contra Estrangulamentos por Trás. Mais uma vez, a economia de movimentos, a simplicidade e a lógica dos mesmos foi mostrada e apreciada por todos os presentes.

Finalizámos com uma técnica de defesa contra Prisões de Cabeça (lateralmente). O pormenor do relaxamento e a importância de seguir o movimento da forma mais natural possível foram explicados e assimilados pelos alunos.

A aula não acabou sem antes mostrar algumas técnicas contra armas, apresentando assim outras partes do Programa Técnico do KRAV MAGA. Técnicas contra Facas, Bastões, Pistolas e protecção a Terceiros, foram vistas pelos presentes.

Terminei frisando que "apesar do trabalho com e contra armas ser o mais giro/bonito/espectacular é também o mais perigoso, não por causa de algum acidente que possa ocorrer durante a prática, mas sim pela falsa segurança que provoca no início. É claro que com o passar do tempo os alunos começam gradualmente a perceber que afinal não é tão simples como parecia no principio e que podemos estar a arriscar a nossa vida ou a de terceiros se tomar-mos uma má decisão.".

Daí a prática deste tipo de técnicas ser só abordado já numa fase mais tardia da época, possibilitando ao aluno adquirir a técnica e a consciência necessárias para este tipo de treinos.

No final o feedback dos presentes foi positivo, deixando-me boas expectativas para o futuro da classe.

Aqui ficam algumas fotos e video clips tirados durante a aula. Espero que gostem.













Antes de acabar este post quero agradecer aos presentes, aos meus alunos que me ajudaram na aula e ao Sr. António Maia pelo convite e por todo o trabalho realizado por forma a que o KRAV MAGA voltasse ao Sporting Clube de Portugal. Um muito obrigado a todos.

Até ao próximo post,
Paulo Oliveira

Sem comentários: