2006-09-04

Início de Época

Hoje demos início aos treinos da nova época 2006/2007.


A primeira aula, desta temporada, foi dada no ccGym, em Queluz de Baixo. Notou-se ainda a falta de alguns elementos que constituíam a "turma" da época passada, mas por esta altura muitos ainda estão de férias ou começaram-nas agora. Mesmo assim podemos contar com 8 presenças.

Como em todos os inícios de época, o Programa Técnico será revisto desde o princípio mas acrescentando sempre algo que não foi dado anteriormente, aproveitando o facto de os alunos já possuirem uma bagagem técnica suficiente para entenderem e executarem o que lhes é solicitado, aumentando assim o seu nível técnico, mas dando desta forma possibilidade aos alunos novos de aprenderem tudo desde o início.

Todos os treinos começam com o aquecimento e este, como é claro, não foi excepção. O aquecimento no KRAV MAGA deve ser com a Arte em si, curto, rápido e eficaz. Nos posts relativos às aulas não irei explanar o aquecimento que foi feito, a não ser que seja relevante. Por isso continuemos...

- Começamos por efectuar um exercicio, a pares, um a atacar e outro a defender, apenas utilizando os braços para atacar na distância média (murros).

- Pegando no exercicio anterior, começámos a praticar as transições para a distância curta (cotovelos/joelhadas).

- Em seguida finalizámos com a transição para as distâncias de corpo-a-corpo e solo, começando da distância média e transitando até ao solo.

O objectivo dos exercicios acima descritos foi treinar/preparar os alunos para o trabalho de sparring de uma forma progressiva.

"Mesmo para atletas de Artes Marciais ou de Desportos de Combate que estão habituados a combater, o sparring no KRAV MAGA oferece uma maior dificuldade visto não existem limitações no uso de técnicas ou zonas proibidas. Esta abordagem de uma verdadeira luta "no-holds bared" é dificil no início tanto para alunos que já praticaram outras Artes Marciais como para o "cidadão comum". No entanto o KRAV MAGA não quer preparar "gladiadores" para lutas sem regras, mas antes dar uma noção de que numa luta de rua, TUDO É PERMITIDO, e que o nosso "adversário" também pode "lutar sujo" e como tal devemos estar alerta e preparados para tal." (Paulo Oliveira)

- Depois passámos para uma parte mais técnica da aula. Passá-mos revista ao Estrangulamento Frontal e às técnicas usadas para sair de tal agressão. Aqui treiná-mos as soluções que vimos na época passada e introduzimos outras, aumentando assim as possibilidades de resposta para o mesmo ataque.

"O KRAV MAGA baseia-se em movimentos simples, intuitívos, rápidos e eficazes e normalmente não treinamos mais do que uma ou duas técnicas para defendermo-nos de uma agressão, sendo este um dos porquês da rápida aprendigem desta Arte. Bom este raciocinio é válido para o início, e funciona, muito bem, mas uma das coisas que o sparring nos ensina é que cada pessoa tem a sua maneira de atacar e de reagir, principalmente se for uma pessoa "habituada" a tal. E é aqui que o verdadeiro treino do KRAV MAGA se torna claro, a adaptabilidade constante perante qualquer situação. É claro que no principio treina-se com técnicas pré-establecidas, por forma a automatizar reflexos, mas o objectivo final é a pessoa agredida agir, de uma forma pensada, mediante o que o atacante faz, adaptando-se assim, conscientemente, ao agressor e às suas acções/reacções e ao meio aonde se encontra. Este é o verdadeiro objectivo do KRAV MAGA." (Paulo Oliveira)

E assim terminou a 1ª aula da nova temporada de KRAV MAGA no ccGym (bom não antes de uns merecidos alongamentos, algo que deve ser feito sempre).

Até ao próximo post,
Paulo Oliveira

Sem comentários: