2006-09-05

Início de Temporada no LF Gym



Terça-Feira, 19 horas, LF Gym, Carnide

Foi um prazer voltar ao LF Gym, em Carnide, um espaço acolhedor e com boas condições para a prática de KRAV MAGA, visto terem no espaço por nós usado, um tatame de Judo, que aproveitamos ao máximo durante o nosso treino.

Com a presença de apenas metade dos habituais alunos, e uma cara nova que veio experimentar in-loco o que treinamos 2 vezes por semana, começámos a aula.

Como é meu hábito, tendo classes que começaram ao mesmo tempo, espelho o meu treino por elas, aproveitando para fazer algumas adaptações consoante o nível, número e capacidade técnica dos presentes, em cada classe. Daí não ser estranho que o treino no LF Gym tenha sido em tudo idêntico ao de ontem no ccGym, com a ressalva de ter uma pessoa nova e inexperiente.

Devido a esta nova "variável", no programa de treino, tive de abrandar um pouco o ritmo da classe por forma a dar "tempo" para todos "digerirem a matéria", mas nada que me fizesse mudar os "planos".

Como é obvio, começámos com o aquecimento e em seguida passámos para os exercícios de transição entre distâncias de combate/sparring.

Aqui, como em Queluz, frisei alguns aspectos que devem ser melhorados durante esta época, como o "diminuir a silhueta", oferecendo deste modo menos espaços para o adversário atingir resultando, também, numa menor área para cobrir podendo deste modo reagir melhor aquando de ataques em diferentes alturas. A importância dos deslocamentos também foi falada, tendo para tal feito um exercício de batimento em movimento, mas com o parceiro, de mãos levantadas, a servir de alvo/guia.

Algo que insisti foi na maneira como os exercícios são encarados e executados. Muitas vezes nestes treinos de sparring, a parte "competitiva" vem ao de cima, estragando o treino para ambos os praticantes. É importante, mesmos para os mais "velhos", relembrar a forma como se deve treinar, ou seja, a atitude, a velocidade, a intensidade, a execução correcta das técnicas, tanto de defesa como de ataque, que cada exercício comporta. É EXTREMAMENTE contra-producente ir-mos contra o objectivo do exercício. Se este é para ser mais intenso, então devemos treinar dessa forma, se é para ser mais técnico, então deveremos treinar com um ritmo mais baixo preocupando-nos com a execução técnica, e lembrar SEMPRE que para além de eu treinar o meu PARCEIRO também deve ter a mesma oportunidade.

Depois dos exercícios de transição, treiná-mos defesas contra Estrangulamentos Frontais. Várias hipoteses foram vistas e revistas, por forma a aumentar o nível técnico dos alunos e também começar a pouco e pouco a treinar a adaptabilidade, algo que para mim, é dos conceitos mais importantes no KRAV MAGA.

Finalizámos com os alongamentos da "praxe" por forma a retornar à calma o corpo, mente e espírito.

Posto isto foi com prazer que demos as boas vindas a mais um recém-chegado à nossa "familia", o Sr. Pedro Oliveira, que após a aula disse: "Era mesmo isto que queria...".

Mas o dia ainda não tinha terminado...

Até ao próximo post,
Paulo Oliveira

Sem comentários: