2006-10-23

Recta final de Outubro


2ª-Feira, 23, 20:30


Com a turma mais composta, começámos mais uma semana de treinos no ccGym.

Aquecimento, exercicio de "shadow boxing" e, antes do nosso exercicio de transição, fizemos, defesa "por instinto" contra um ataque não programado, desde a posição neutra. Explicando um pouco melhor, o "atacante" encontra-se na posição de guarda e a "vitima" na posição neutra. Sem aviso prévio, o agressor ataca com uma técnica (seja de pernas ou de braços) e o defensor defende, como que por instinto, e contra-ataca.

"O timming e a posição corporal face à agressão é de extrema importância. Uma reacção tardia ou antecipada, deixa-nos sem hipótese de defesa. Um posição corporal (braços, pernas, tronco, cabeça, etc) incorrecta, irá impossibilitar uma defesa efectiva, colocando-nos novamente em perigo tornando, também, dificil qualquer tipo de contra-ataque." (Paulo Oliveira)

Este tipo de trabalho assemelha-se mais às situações encontradas na rua. Enquanto o exercicio de transição, nos dá uma prespectiva de combate, como usar as nossas "armas" nas diversas distâncias, como procurar os pontos "fracos" do adversário, como nos deslocar enquanto defendemos/atacamos, o exercico de "defesa por instinto" obriga-nos a manter a calma, o timming certo, a postura correcta face a uma agressão imprevista, a correcta posição do corpo por forma a protegermo-nos o máximo possivel e, após a neutralização da agressão, a rápida passagem ao contra-ataque, de uma forma segura e precisa.

A parte técnica foi preenchida com o estudo das defesas contra Puxões de Cabelos mas de uma forma mais "contundente". O objectivo foi efectuar uma defesa/ataque, em simultâneo, desiquilibrio e aquando da estabilização novo contra-ataque sobre o agressor. Tudo isto a partir de agressões frontais, laterais e por trás.


"O aproveitamento do desiquilibrio auto-induzido ou provocado, é a grande arma do KRAV MAGA. Com este movimento conseguimos obter uma maior contudência. O estudo do desiquilibrio é de extrema importância no KRAV MAGA e não pode ser descurado." (Paulo Oliveira)

Por fim alongamentos e "até à próxima aula".

Até ao próximo post,
Paulo Oliveira

Sem comentários: