2007-02-03

Seminário Internacional APKM - Dia 1





A Associação Portuguesa de Krav Maga promoveu este fim-de-semana o primeiro Seminário Internacional de 2007, e como não poderia deixar de ser o seminário ficou a cargo do Director Internacional da APKM, sr. Najim Elkebar. Como todos os seminários internacionais promovidos pela APKM, este terá a duração de 2 dias, sendo este post referente ao que se passou no primeiro.

Começámos com um pouco de Combate Lento, a dois, passando para alguns exercicios para melhorar a fluidez, tempo e velocidade de reação e transições entre as várias distãncias de combate.

Em seguida, passámos para ataques com facas. Primeiro começámos pelo básico (defesa dos 360º com contra) passando rápidamente para algo que ainda não tinhamos treinado, como reagir perante um corte... "Como reagir perante um corte???"... Pois é, mesmo se formos o melhor praticante do mundo, as probabilidades de sermos cortados mum CONFRONTO com alguém armado com uma faca, são grandes, daí este tipo de trabalho. Saber cair no solo, saber utilizar o membro que não está ferido para defender e/ou atacar, foram os objectivos deste trabalho.

Finalizámos a parte da manhã com defesas contra ataques directos (estocadas) com uma faca.

A parte da tarde foi preenchida com trabalho contra armas de fogo (pistolas). Começámos com as ameaças ao nivel da cabeça (pela frente) e rápidamente passamos para o mesmo tipo de trabalho, mas sentados numa cadeira... "Ah pois é... Tava eu a beber uma fresquinha quando de repente vem um bacano a ameaçar-me com uma pistola... eheh...".

Como se não basta-se, fizemos o mesmo tipo de desarme, mas desta vez incluindo uma "surpresa"... Enquanto estava de olhos fechados, aplicão-me um estrangulamento por trás e no meio disto tudo ainda tinha de desarmar o "agressor" que me ameaçava com a pistola... Dificil? SIM... Impossivel? Quase... Mas enquanto existir uma restia de esperança , podemos sempre fazer algo... No fim de tudo é um bom treino de Gestão de Stress...

Finalizámos com ameaças ao nivel médio (tronco) e despedimo-nos com um "até amanhã"...

Amanhã há mais... E por isso se não conseguiu ir hoje, ainda poderá ir amanhâ... Aproveite...

Até ao próximo post,
Paulo Oliveira

Sem comentários: