2006-09-07

2ª Aula no LF Gym e a última desta semana


E chegámos ao 4º e penúltimo dia desta semana. Isso significa... treino em Carnide...

Como é normal, o que apresentei no ccGym, ontem, fiz hoje no LF Gym.

O exercício das transições fez com que os alunos percebessem que afinal o que parece lógico, nem sempre o é, quando os níveis de stress estão mais altos. Apesar do ritmo ser lento e a intensidade baixa, notei que a maioria quando chegava no corpo-a-corpo "bloqueava". O bloqueio não era a um nível físico mas sim mental, ou seja, na fase do corpo-a-corpo muitos agarravam-se e separavam o mais rapidamente possível. Aproveitei para fazer uma pausa e explicar os objectivos deste exercício, de uma forma mais explicita, mostrando exactamente aonde queria que chegassem.

"Normalmente não explico tudo logo no início. Deixo sempre algo como que escondido, esperando que através das dificuldades que sentem, cheguem à conclusão que pretendo. Se vejo que isso não acontece, vou dando mais pistas, até todos chegarem lá." (Paulo Oliveira)

A parte técnica foi ocupada com o treino de defesas contra Estrangulamentos Laterais. Mais uma vez aqui chegaram todos à conclusão que as diversas "saídas" que treinámos servem como exercício de adaptabilidade às reacções do agressor. É claro que não se consegue, nem se treina, todas as reacções possíveis dos adversários e consequentes reacções nossas, mas o objectivo é aos poucos, perceber os mecanismos do confronto, as reacções do corpo humano e pensar/decidir o que fazer perante as acções que o agressor toma.

Objectivos cumpridos, alongamentos feitos, despedidas dadas...

Até ao próximo post,
Paulo Oliveira

Sem comentários: