2006-09-13

Fim da 2ª Semana no ccGym


Chegámos ao último treino, da 2ª semana, no ccGym





Quero começar por dar, novamente, as boas vindas a 2 "desaparecidos". É com muito gosto que volto a ver cara conhecidas a retornarem. Por vezes a vida dá algumas voltas e é para mim um privilégio saber que mesmo assim existem praticantes que arranjam maneira de voltar. Para vocês um grande abraço.

E a aula? Bom como não poderia deixar de ser, exercicios de transição. Desta vez já começámos a modificar um pouco. O Defensor já não ficou restringido apenas a defender, passando a poder contra-atacar (de vez enquando). Aqui o objectivo é, pensar em defender mas quando aparece uma aberta, ATACAR. Progressivamente passamos a habituar o cérebro a desempenhar 2 funções "ao mesmo tempo", a defesa e a procura de um espaço aberto para o contra-ataque.

"É facil para um ser humano desempenhar apenas um papel, mas quando pedimos para efectuar 2 ao mesmo tempo, as coisas tornam-se mais complexas. Estar preocupado apenas com a defesa leva a que o cérebro pense só nisso e concentre-se apenas nessa função, o mesmo se passando no ataque, o que faz com que fiquemos, como que bloqueados, nesse modo. É importante que aos poucos obriguemos o cérebro a desempenhar outras funções paralelas como deslocamentos, contra-ataques, bloquear o atacante/defensor, etc. Normalmente é um processo moroso, pois estamos a pedir ao nosso Sistema Central que faça um trabalho ao qual não está habituado. É como um computador, primeiro programa-mos rotinas simples e depois de o computador as desempenhar sem erros, complicamos cada vez mais." (Paulo Oliveira)

A parte técnica da aula foi preenchida com revisões das aulas anteriores (Estrangulamentos Frontais, Laterais e por Trás) de uma forma mais dinâmica, ou seja, o "atacante" escolhia a agressão e o defensor reagia executanto várias das saídas possiveis. Aqui o ênfase não foi tanto na correcção técnica mas sim mais na memorização, automatização e reacção por parte da "vitima".

Antes de acabar-mos, executámos um dos "famosos" exercicios de gestão de stress que consiste em dividir metade da aula, uma parte fecha os olhos e descontrai-se, a outra ataca mediante indicações do Instrutor. Este é sempre um dos exercicios favoritos dos alunos/as, mas só poderemos praticá-los quando já temos alguns automatismos criados.

"Uma boa gestão do stress, num confronto, é um dos factores decisivos para a boa resolução do mesmo." (Paulo Oliveira)

E assim terminá-mos mais uma semana de treinos de KRAV MAGA no ccGym.

Até ao próximo post,
Paulo Oliveira

1 comentário:

LoiS disse...

Adorei ter regressado e de ter reecontrado caras conhecidas de outros tempos e de outro ginásio.

Tentarei orientar a minha vida para que este regresso não seja fugaz.

Abraços Paulo e para todos os praticantes e amantes da modalidade.