2006-09-30

Seminário Internacional com Najim Elkebar - Dia 1





O início da temporada de Seminários, organizados pela Associação Portuguesa de Krav Maga, arrancou como sempre com a presença do nosso Instrutor Internacional, Najim Elkebar.

Estes Seminários são abertos à participação de todos, com ou sem experiência de Krav Maga, mas também fazem parte do Curso de Instrutores.

O Seminário começou com 30 min de atraso devido à grande azafama de pessoas e ao tempo que levou à sua inscrição. A equipa é nova, era o primeiro Seminário por isso os processos ainda não estão optimizados, mas acredito que para o próximo tudo correrá "sobre rodas".

Passando ao Seminário própriamente dito, Najim apresentou durante esta aula, diferentes tipos de exercicios e trabalhos.

Primeiro começámos a praticar a "percussão", expressão muito utilizada por Najim que refer a quantidade, e ritmo, de ataques que efectuamos em resposta a uma agressão. "Entre quatro a dez" dizia Najim, algo que visto parecia facil, mas quando começámos, todos verificaram que não é "chapa cinco" como Najim fazia parecer. A rapidez de movimentos, o ritmo dos ataques, os locais aonde atingir, tudo isto mais a importância do desiquilibrio corporal, a postura do corpo, a distribuição do peso sobre as pernas e o constante controlo sobre o adversário.

Vários exercicios foram feitos com esta ideia em mente, que passaram por apenas efectuar o desiquilibrio enquanto atacamos em multiplos pontos do adversário, como pelas defesas contra diversos ataques e posterior contra ataque, efectuando o acima descrito.

Mas este primeiro dia não foi ocupado apenas com isto, nem pouco mais ou menos. Reservado estava o trabalho contra armas de fogo.

Normalmente este tipo de técnicas apenas são ensinadas a partir de cinto castanho ou negro, mas todos poderam ver, experimentar e constatar as dificuldades e inumeros promenores de segurança que advem deste tipo de trabalho.

Como Najim frisou várias vezes, "frente a um agressor armado, seja com arma branca ou de fogo, deveremos sempre dar tudo aquilo que o agressor quiser. Só deveremos agir, desarmando-o, em último caso e teremos de ter consciencia dos perigos e questões de segurança inerentes a esta atitude".

"É giro e bonito ver e fazer este tipo de exercicios e técnicas, mas as pessoas tem de ter presente que se a técnica for mal executada estão a por em risco a sua segurança, a segurança do agressor e a de terceiros." (Paulo Oliveira)

Muitas pessoas estiveram presentes, incluindo agentes da autoridades. Estes últimos ficaram impressionados com o tipo de trabalho mostrado por Najim Elkebar e todos foram unânimes em dizer que "se treinássemos isto na Poilicia, não acontecia nem metade dos problemas que enfrentamos diáriamente"...

Por volta das 17:00 acabou o primeiro dia de Seminário, mas amanhã à mais...

Até ao próximo post,
Paulo Oliveira

Sem comentários: